Que professor mereceria o prêmio "Professor do Ano"?

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O DIÁRIO DE UM BANANA POR:ALAM MASCARENHAS

O Diário de um Banana (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Diary of a Wimpy Kid Series
O Diário de um Banana (PT)
Diário de um Banana (BR)
Autor (es)Jeff Kinney
País Estados Unidos
AssuntoVida de Adolescente no dia-a-dia
GéneroJuvenil / Comédia
SérieDiary of a Wimpy Kid
IlustradorJeff Kinney
EditoraVergara & Riba
FormatoPrint (Paperback and Hardcover)
Lançamento1 de Abril de 2007
Páginashttp://www.diariodeumbanana.com.br/
Edição portuguesa
EditoraVogais & Companhia, Edições Ltda.
Páginas217
Edição brasileira
EditoraVergara & Riba Editoras Ltda.
Páginas217
Diary Of A Wimpy Kid (em português: O Diário de um Banana) é uma série de livros escrita e ilustrada por Jeff Kinney, um norte-americano criador e designer de jogos online. Greg Heffley, a personagem principal foi criada em Janeiro de 1998 num pequeno apartamento em Massachusetts. Ao princípio não havia quase nada sobre ele, era só um esboço num papel. Jeff Kinney foi criando esboços e histórias ao longo dos anos até que juntou todas as piadas num só caderno. O resultado foi um caderno de 1300 páginas que foi posto online no site Funbrain.com em 2004 (para ler carregue aqui). Mas mais de 90% do material escrito não foi para a edição final. Um ano depois a editora New York Times decidiu publicar o "Diário de um Banana" e foi assim que Greg Heffley passou de um caderno de esboços para um livro best-seller internacional traduzido em 28 línguas e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo sempre com enorme sucesso. Os primeiros 3 livros foram escritos com material do livro publicado no site FunBrain, mas há muitas coisas novas. O quarto e o quinto livros é que já foram feitos com material diferente.
A história baseia-se num garoto que no seu dia-a-dia tem que lidar com os seus irmãos Rodrick e Manny, os seus pais e a escola. Para além disso tem o desejo de se tornar famoso e popular.
O primeiro livro foi lançado a 1 de Abril de 2007 e o segundo a 1 de Fevereiro de 2008. Em 2009 lançou dois, o terceiro a 13 de Janeiro e o quarto a 12 de Outubro. A 9 de Novembro de 2010 lançou o quinto e está a escrever o sexto. Para além destes 5 livros há ainda dois extras, o "Diário De Um Banana... e o Meu" que foi publicado a 1 de Outubro de 2008 que é para escrever a nossa própria história e fazer as nossas próprias bandas desenhadas, e o "O Diário de um Banana: O Filme" (tradução livre) publicado a 16 de Março de 2010 que conta a história da criação de Greg e como o filme foi feito.
Em 2010 produziram o filme do primeiro livro que estreou a 19 de Março com Zachary Gordon na personagem principal. O segundo filme estreou dia 25 de Março de 2011, inspirado no livro Rodrick é o cara (capa azul). O terceiro filme foi lançado em 3 de Agosto de 2012, inspirado no livro Dias de cão (capa amarela), contando com o mesmo elenco. Existe também um video-jogo chamado Diary Of A Wimpy Kid Cheese Touch Board Game.

Livros[editar]

Há 7 livros oficiais da coleção Diário De Um Banana, todos compostos por desenhos e cores diferentes nas suas capas. A data de lançamento é brasileira.

Livro Extra[editar]

  • Diary of a Wimpy Kid Do-It-Yourself Book lançado em 1 de Outubro de 2008 (Capa: Laranja)
  • Diary of a Wimpy Kid: The Film lançado em 16 de Setembro de 2011 (Capa: Branca)
  • Diary of a Wimpy Kid: The Film 2 (Rodrick Rules) não se sabe a data de lançamento (Capa: Vermelha)

Blog[editar]

A série possui um blog com notícias de novos lançamentos, entrevistas, sinopses, links de acessos a páginas oficiais online e muito mais. http://www.diariodeumbanana.com.br/

Posteres[editar]

  • Um poster vermelho da American Library Association feito por Jeff Kinney está disponível na loja ALA. Aparece Greg na retrete a ler um livro com o slogan "READ".
  • Outro poster que pode ser encontrado no Wal-mart é vários desenhos de Greg de todos os livros e só de Greg.

Informações dos Livros[editar]

  • O primeiro livro é sobre o primeiro ano de Greg e Rowley na escola secundária, mas quando Rowley tem mais popularidade do que Greg, Greg tira partido disso e estraga a amizade deles. Então Greg vai ter que tentar voltar a ser amigo de Rowley.
  • O segundo livro é sobre a relação entre Greg e Rodrick, e o concurso de talentos da escola.
  • O terceiro livro é sobre um conflito entre Greg e o seu pai Frank, e sobre Holly Hills que é uma das garotas mais populares e bonitas da escola inteira.
  • O quarto livro é sobre as horríveis férias de verão de Greg.
  • O quinto livro é sobre a amizade de Greg e Rowley, sobre a sua bisavó Gammie, puberdade e o casamento do seu tio Gary.
  • O sexto livro é sobre a família Heffley está enfrentando uma avalanche extrema e Greg tem que ficar com sua família e lutar para não se tornar claustrofóbico.
  • O sétimo livro é sobre Greg, Rowley e o Dia dos Namorados. Solteiros, procuram uma garota para irem ao baile de Dia dos Namorados do seu colégio.
  • O primeiro livro extra O Diário de um Banana... e o Meu é um livro de atividades que tem páginas em branco para encorajar os leitores a escrever o próprio livro.
  • O segundo livro extra O Diário de um Banana: O Filme (tradução livre) é um livro informativo que mostra os bastidores do filme, imagens exclusivas, e informa os leitores como é que o filme foi feito. Jeff Kinney dedicou o livro a Zach e Robert que são as personagens principais do filme.
  • O terceiro livro extra O Diário de um Banana: O Filme 2 (tradução livre) é, como o primeiro livro extra, um livro informativo, que mostra os bastidores do novo filme, novas imagens exclusivas, e informa os leitores como é que o segundo filme foi feito.

Personagens[editar]

  • Greg Heffley é um menino norte-americano. Preocupa-se muito em ser popular em sua escola. Na escola não possui muitos amigos, mas tem Rowley Jefferson, seu melhor amigo. Gosta muito de vídeo games e quadrinhos.
  • Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg. Apesar de Rowley ser não muito muito inteligente e infantil, está sempre disposto a ajudar Greg em seus planos.
  • Rodrick Heffley é o irmão mais velho de Greg É um adolescente rebelde que gosta de atormentá-lo e faz parte de uma banda de heavy metal, chamada "Fräwda Xeia" (Löded Diper) supostamente "Fralda Cheia" (Loaded Diaper)
  • Manny Heffley é o irmão mais novo, super protegido e mimado pelos pais e nunca é castigado seja o que for que tenha feito. Manny também é um grande queixinhas, conta tudo o que Greg de certo e errado faz para os seus pais. Também costuma colocar a culpa de suas travessuras em Greg.
  • Frank Heffley é o pai de Greg, Rodrick e Manny. Ele odeia videogamesrock and roll e adolescentes.
  • Susan Heffley é a mãe de Greg. Ela é do tipo "mãe-pata", sempre a querer o bem dos seus filhos, mesmo às vezes envergonhando-os à frente de todos. Susan gosta de todos os géneros de música, inclusive o heavy metal de Rodrick. Ela nos livros aparece sempre de óculos.
  • Holly Hills, é uma garota que Greg tenta conquistar várias vezes, embora ela já tenha se mostrado mais interessada em Rowley. Holly já confundiu Greg com Fregley, deixando-o triste e até um pouco perturbado.
  • Fregley é uma criança com um comportamento estranho, sendo por isso rejeitado na escola. Ele normalmente fica no seu quintal, a fazer coisas estranhas como mostrar a crosta do umbigo a toda a gente. Não pode comer açúcar, senão fica louco e já imobilizou Greg na Equipe de Luta no livro e no filme.
  • Chirag Gupta, é um amigo "baixinho" de Greg e Rowley. Ele aparece mais no filme do que nos livros.
  • O Tio Charlie, segundo Greg, é quem lhe pode dar de presente qualquer coisa que peça, apesar de nas vezes em que apareceu nos livros, tenha decepcionado Greg.
  • Patty Farrel é uma garota Norte-americana. Sempre se sobressai na escola. Gosta de natação, exercicio, futebol e outros esportes, não gosta nem um pouco de Greg por que quando eram pequenos Greg chamava ela de gordinha no jardim de infância, sempre quer ser melhor que o Greg em tudo e adora humilha-lo. Já bateu em Greg varias vezes e por isso Greg sente muita raiva dela.

Audio books[editar]

Existem 7 audio books da série "O Diário de um Banana":

Prémios e Nomeações[editar]

  • Nomeado 3 vezes pelo New York TimesBest Seller.
  • Nomeado para os Kid Choice Awards 2008 do Nickelodeon: Livro Preferido
  • Nomeado para os Kid Choice Awards 2009 do Nickelodeon: Livro Preferido
  • Nomeado pela ALA: Livro Notável
  • Vencedor do concurso Kid Choice Awards 2010 do Nickelodeon: Coleção Preferida de Livros
  • Nomeado em 2010: Livro Preferido no Mundo
  • Nomeado para os Kid Choice Awards 2011: Livro Preferido
  • Nomeado para os Kid Choice Awards 2012: Livro Preferido

Filmografia[editar]

Baseado no primeiro livro foi feito um filme que estreou a 19 de Março de 2010. Com o seu sucesso, no ano seguinte fizeram o segundo filme baseado nos livros também que vai estrear dia 25 de Março de 2011. Espera-se que em 2012 se faça o terceiro filme.

1ºFilme[editar]

Jeff Kinney anunciou que o filme ia ser produzido pela 20th Century Fox. O filme estreou dia 19 de Março de 2010, mais cedo do que a data original (2 de Abril). O diretor é Thor Freudenthal. As personagens principais do filme são interpretadas por Zachary Gordon como Greg Heffley, Robert Capron como Rowley Jefferson (melhor amigo de Greg), Steve Zahn como Frank Heffley (pai de Greg), Rachael Harris como Susan Heffley (mãe de Greg), Devon Bostick como Rodrick (irmão mais velho de Greg), Connor and Owen Fielding as Manny (irmão mais novo de Greg), Chloë Moretz como uma nova personagem existente só no filme (Angie) e Grayson Russell como Fregley.

2º Filme[editar]

Foi lançado em 2011. Conta como Greg e Rodrick começam a se dar bem, e a preparação do Fräwda Xeia para o show de talentos. A mãe de Greg descobre que ele e Rodrick deram uma festa no final de semana, no qual os irmãos deveriam ficar sozinhos, sem qualquer tipo de visitas, enquanto ela, o pai de Greg e Manny estavam fora. Greg confessa a mãe a fazer de conta que nada aconteceu, pois graças a isso Rodrick e Greg estavam começando a se dar bem. Mas quando no final do filme o pai de Greg descobre sobre a festa, Rodrick é proibido de entrar no show de talentos, então Rodrick fica decepcionado com Greg e volta a aprontar com ele, pior até do que antes, ele começa a odiá-lo. Mas então, Greg se oferece a mãe para participar do show de talentos ajudando Rowlley no seu truque de mágica, em troca que ela deixasse Rodrick tocar. Ela deixa, e assim Rocrick e Greg voltam a se dar bem. Também mostra como Greg conheceu o amor da sua vida, Holly Hills.

Nenhum comentário:

Postar um comentário